Franquia de comida: italiana, japonesa, delivery, como escolher?

Salão de um restaurante

Franquia de comida: italiana, japonesa, delivery, como escolher?

Faz parte da cultura brasileira empreender e buscar ter seu próprio negócio, sendo que o caminho para iniciar um novo empreendimento é desafiador para aqueles que nunca empreenderam, mas a resposta pode estar em investir em uma franquia de comida.

Redes de franquias de alimentação são excelentes opções de investimento e se mantiveram em alta mesmo durante a pandemia, o que reforça a importância do setor para a economia do Brasil e sua atratividade para quem deseja começar um novo negócio.

Entenda agora como é o mercado de alimentação no Brasil, os motivos pelos quais investir em uma franquia de comida pode ser atrativo e também o que você precisa saber antes de decidir em qual rede investir. Confira abaixo e ótima leitura!

O mercado de alimentação no Brasil

Considerado por muitos investidores e especialistas um dos setores mais fortes da economia brasileira, o mercado de alimentação apresentou um dos maiores índices de crescimento nos últimos anos, mesmo com o impacto causado pela pandemia.

Dentre os destaques, está o investimento em franquias de comida, que agregam a importância do setor com os benefícios do modelo franqueado, que permite aos empreendedores investir com mais segurança, estrutura e apoio, especialmente para soluções de delivery.

No Brasil e no mundo, o modelo de franquias de comida se consolidou há bastante tempo e caiu nas graças do público, que buscam novas opções para suas refeições ou mesmo desejam mais praticidade, como é o caso das franquias que atuam também com delivery.

Por que uma franquia de comida é um bom negócio?

Para quem está avaliando o mercado de alimentação buscando uma opção de investimento ou mesmo considerando o setor de franquias como opção para empreender, optar por uma franquia de comida pode ser um ótimo negócio.

Isso se deve a alguns fatores, como o suporte especializado, modelo de negócios validado e a inteligência de negócios que a rede franqueadora oferece e que pode ser de excelente para investidores que desejam entrar nesse mercado, mas também pode ser muito útil para quem já possui experiência no ramo de alimentação.

Também é interessante destacar que o treinamento gerencial, oferecido pelas redes de franquia de comida, permite que o empreendedor e sua equipe de operações se capacitem para realizar os processos de gestão do negócio de forma rentável e eficiente, diminuindo a curva de aprendizado.

Salão de um restaurante

Franquia de comida italiana ou japonesa?

Dentre as diversas opções oferecidas pelas redes franqueadoras no segmento de alimentação no Brasil, as opções de culinária italiana e japonesa são as que mais se destacam e que costumam chamar a atenção do investidor e do consumidor.

Tendo se tornado parte da cultura brasileira, tanto a culinária japonesa quanto a italiana são muito queridas do público, especialmente nos aplicativos de delivery, o que torna tais opções excelentes escolhas para os investidores.

Para escolher a melhor opção, no entanto, é importante avaliar o mercado local, a concorrência e os hábitos de consumo dos clientes na região em que você deseja operar, entendendo qual opção tem mais aderência com o público e maiores chances de resultados positivos.

Além disso, é importante também entender quais as opções que mais se identificam com seu estilo de gestão e até mesmo qual culinária apela mais a seu paladar: afinal, é muito importante gostar do que se faz e como se faz!

Vale a pena investir em uma franquia de comida?

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) o setor de alimentação teve o maior faturamento dentre todos os setores do segmento de franquias, mesmo com os impactos da pandemia nas economias mundial e brasileira.

Somente em 2020, o resultado do setor foi de R$ 40,8 bilhões, com previsão de crescimento de 8% nesse faturamento para 2021 e evolução de 5% no número de unidades franqueadas e de oportunidades de emprego no setor de franquias de comida no ano.

Isso faz com que seja possível afirmar que sim, investir em uma franquia de comida, seja para atendimento presencial ou para atender os clientes no formato delivery, vale a pena para investidores que estão buscando uma excelente oportunidade de negócio.

O que você deve saber antes de investir em franquias de comida?

Para tomar uma decisão esclarecida e segura de investimento no setor de franquias, em especial no setor de alimentação, é importante considerar alguns pontos, que você deve prestar atenção antes de assinar o contrato.

Listamos abaixo alguns dos pontos que você deve saber antes de decidir investir em uma franquia de comida. Confira:

  • Avalie as opções do mercado antes de escolher: existem opções para os mais diversos objetivos e faixas de investimento e, por isso, é importante entender aquela que melhor se encaixa em seus objetivos;
  • Entenda as vantagens de cada modelo de negócio e rede de franquias: cada rede franqueadora oferece vantagens e modelo de negócios distintos para seus franqueados e você deve entender qual se encaixa melhor em seu estilo de gestão, área de interesse de atuação e tamanho da cidade ou região;

  • Planeje o desenvolvimento do seu negócio: empreender em uma franquia de comida é um processo que exige esforço e comprometimento e, por isso, é importante que você planeje com cuidado os passos para alavancar o sucesso de seu empreendimento;
  • Busque capacitação constante: por fim, é importante saber que você deverá estudar e se capacitar de forma constante, já que os desafios também mudam no dia a dia de operação de uma franquia.

Como você pode perceber, investir em uma franquia de comida, seja ela de culinária italiana, japonesa ou brasileira, para consumo presencial ou delivery, é uma excelente opção para quem deseja empreender no segmento de alimentação.

Por contar com a estrutura, conhecimento e modelo de negócios validado pela franqueadora, o investidor pode se concentrar na operação do negócio e em garantir resultados cada vez melhores, facilitando o desenvolvimento da franquia e a tornando mais sustentável.

O que você achou de entender mais a respeito do que é uma franquia de alimentação e como esse mercado pode ser uma excelente oportunidade de investimento? O Grupo Trigo conta com franquias como Spoleto, Koni, Gendai, Chiba in box e LeBonton, vem conferir!

Assine nossa Newsletter!

Nossas categorias

Nossas redes

Posts recentes

Todos os direitos reservados a Trigo

Escolha sua
franquia