Uma das mais importantes ferramentas de gestão na empresa, o planejamento estratégico empresarial consiste em uma análise que permite entender o que é necessário para o atingimento de metas e objetivos, auxiliando a empresa na tomada de decisões.
O planejamento estratégico empresarial é uma análise que permite entender o que é necessário para o atingimento de metas e objetivos, auxiliando a empresa na tomada de decisões.
Isso significa, em outras palavras, que o planejamento estratégico deve levar em consideração o ambiente externo e o ambiente interno e estar alinhado com a missão, visão e valores da empresa para guiar as ações para onde o negócio pretende chegar.
Responsável por definir e formalizar a visão de futuro do negócio, estabelecendo também sua missão e valores, assim como os fatores internos e externos que podem ser desafios para o negócio.
Esse tipo de planejamento se destaca do planejamento tático e operacional em suas características estratégicas e de gestão, mas também é distinto em sua duração que, em geral, contempla o projeto do negócio para um período de cinco a dez anos.
O planejamento tático não é focado nos objetivos gerais da empresa, mas pode ser utilizado para definir o plano de ação de um determinado departamento ou processo, tendo foco nos tomadores de decisão e suas orientações para o time.
Além disso, esse tipo de planejamento é desenvolvido para um período de tempo menor, de 1 a 3 anos, de forma mais detalhada do que no planejamento estratégico, estabelecendo métricas e direcionamentos para as ações do negócio.
Por fim, também contamos com o planejamento operacional que, como o nome diz, é voltado para o plano de ação das tarefas e operações do negócio
O planejamento operacional envolve todo o negócio e, em geral, é desenvolvido para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, acompanhando as metas e os objetivos a serem alcançados no período e acompanhando os indicadores de sucesso de forma mais próxima.
Qual a importância do planejamento estratégico?
Caso você utilize essa ferramenta de forma adequada desde o começo, é possível ganhar espaço e se posicionar no mercado, indo no sentido contrário de empresas que não possuem estratégias sólidas ou que não estão preparadas para as mudanças no caminho.
Para compreender esse impacto, basta analisar empresas que possuem planejamento estratégico totalmente alinhado a seus valores, como é o caso de negócios como a Apple, que adota a inovação em seus processos e estratégias, ou mesmo empresas digitais, como Airbnb e Uber, que mudaram o cenário de mercado por seu posicionamento de vanguarda.
Para isso, é importante que a empresa possua um plano de ação desenhado com os principais objetivos e obstáculos em mente, de forma a conduzir suas estratégias de maneira mais inteligente e eficiente.
Planejamento estratégico para novos negócios funciona?
De forma bem resumida e direta: sim, o planejamento estratégico funciona muito bem para novos negócios e é, inclusive, uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e ganhar espaço em setores mais concorridos.
Por isso, é possível afirmar que o planejamento estratégico para pequenas empresas é tão ou mais importante do que o planejamento para grandes empresas, já que negócios que estão começando precisam conquistar seu espaço de forma rápida e eficiente.
O planejamento estratégico é só para grandes empresas?
Nada impede que empresas menores adotem o planejamento na condução de suas estratégias de negócio, já que todas as empresas, pequenas, médias ou grandes, possuem objetivos a serem atingidos e, por isso, podem se beneficiar do planejamento estratégico.
Além disso, é possível afirmar também que, sem ter uma análise clara dos diferenciais, forças e fraquezas da empresa com relação ao mercado, será muito difícil de atingir o sucesso comercial, já que você estará em desvantagem competitiva com relação a outros negócios do segmento.
Por que fazer um planejamento estratégico na sua empresa?
Sem planejamento, é muito difícil fazer com que uma empresa tenha os resultados que deseja obter e, por isso, desenvolver uma estratégia clara é fundamental para que a empresa e o time não fiquem perdidos ou não saibam como chegar em suas metas e objetivos.