A gestão estratégica de pessoas é um elemento-chave fundamental para o desenvolvimento de planos de ação de longo prazo, sendo a união entre as boas práticas de gestão de pessoas, como o desenvolvimento e a capacitação dos colaboradores, com as necessidades e objetivos da empresa.
Engajamento e retenção O pilar de engajamento e retenção visa demonstrar a importância de contratar e capacitar funcionários talentosos, mas também trabalhar de forma estratégica para mantê-los na empresa.
Aquisição e desenvolvimento de competências Esse elemento é primordial para essa estratégia, já que a qualificação profissional é um dos elementos que fortalecem o engajamento dos colaboradores, mas que também é excelente para aumentar a rentabilidade do negócio e tornar a empresa mais eficiente.
Gestão de desempenho Para gerir pessoas de maneira estratégica, é fundamental realizar uma gestão de desempenho eficiente, clara e metrificada, com indicadores objetivos e mensuráveis, para permitir ao gestor e ao próprio colaborador entender como está seu desempenho ao longo de suas atividades.
Comunicação efetiva Para uma gestão estratégica e eficiente de pessoas, é fundamental que a comunicação entre as lideranças e os colaboradores seja efetiva, clara, transparente e bilateral, ou seja, que todos sejam ouvidos e tenham suas opiniões respeitadas, de forma a fortalecer a cultura de feedbacks e a troca de conhecimentos entre os pares e entre os times da empresa.
Processo de liderança A liderança também é um pilar de fundamental importância na gestão estratégica de pessoas, já que é papel dos líderes motivar, engajar e desenvolver seus liderados, acompanhando a execução de tarefas, a criação de processos e o desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa.
Trabalho em equipe Isso se deve ao fato de que a capacidade de entrega de um time motivado e que trabalha em sincronia é muito maior, o que fortalece a capacidade de entrega de resultados e permite um melhor cumprimento de metas e objetivos por parte dos times de uma mesma empresa.
Gestão de cargos e salários Por fim, é importante destacar a importância da gestão de cargos e salários para o desenvolvimento de uma política eficiente de gestão de pessoas, já que tanto a remuneração fixa quanto a remuneração variável deve estar alinhada com os objetivos e exigências da empresa para motivar seus colaboradores.