O primeiro passo para o sucesso do marketing do seu restaurante é entender qual seu diferencial com relação aos concorrentes: é a qualidade dos produtos, o tempo de preparo, o ambiente do restaurante, o preço?
É importante que você leve em consideração o posicionamento de seus concorrentes e quais são os diferenciais que eles destacam em sua apresentação, buscando entender quais são aqueles que nenhum outro possui.
Quando se trata de comida, a indicação de uma pessoa de nossa confiança pode ser fundamental para escolher entre duas opções de restaurante, não é mesmo? Afinal, não indicamos um lugar com péssimo atendimento ou com comida ruim.
Por isso, é interessante investir em estratégias de marketing de indicação, ou seja, promover ações que fortaleçam a vontade de um cliente indicar seu restaurante para seus amigos, seja de forma orgânica, pela qualidade dos produtos ou do atendimento, seja por meio de campanhas de indicação, onde quem indica e quem é indicado ganha vantagens, como descontos
Ter um site ou aplicativo funcionais, eficientes e de fácil acesso é uma excelente estratégia de marketing, já que permite que o cliente conheça seu cardápio, veja fotos dos seus produtos e até mesmo aproveite alguma promoção, facilitando a tomada de decisão.
Para isso, é importante que a navegação seja intuitiva e acessível, que todas as informações estejam claras para o cliente (preços, tamanhos das porções, horários de atendimento, abrangência do delivery), de forma a favorecer a escolha pelo seu restaurante.
Estar presente nas redes sociais deixou de ser um capricho, passou a ser uma vantagem e hoje é uma necessidade para qualquer restaurante que deseje se destacar da concorrência e chamar a atenção de seus clientes.
Isso se deve ao fato de que as redes sociais permitem compartilhar fotos e vídeos de seus produtos, apresentar as receitas utilizadas em seu estabelecimento e até mesmo promover promoções e condições especiais para seus clientes
Outra estratégia, que pode complementar o marketing de indicação, é criar um programa de fidelidade para seu restaurante, de forma a estimular o retorno dos clientes e aumentar o consumo deles ao longo do tempo.
Você pode definir condições especiais para clientes que retornarem ao restaurante em um determinado período de tempo, oferecer descontos para quem comprar no restaurante várias vezes ou mesmo conceder uma refeição gratuita depois de um determinado número de compras.