Se você está buscando maneiras de tornar a gestão de recursos humanos de sua empresa mais eficiente e ágil, visando potencializar os resultados e capacitar seus colaboradores, certamente já ouviu falar de gestão estratégica de pessoas.
Expressão que engloba uma nova abordagem utilizada pelas empresas para entender e avaliar os colaboradores e alinhar seus interesses e objetivos com os objetivos e necessidades da empresa tem se tornado cada vez mais popular por seus resultados.
Explicamos agora, em detalhes, o que é gestão estratégica de pessoas, quais são os principais pilares dessa nova maneira de lidar com os colaboradores. Confira os detalhes agora e tenha uma ótima leitura!
O que é gestão estratégica de pessoas?
É possível que alguém tenha dito para você que a gestão estratégica de pessoas é só mais um jargão popular dentro da área de recursos humanos ou mesmo uma moda passageira, mas os impactos diretos no crescimento do negócio mostram o quanto essa metodologia pode ser importante.
Dentre os diversos componentes existentes em uma estratégia de negócios, aqueles que levam em consideração o maior e mais importante ativo de uma empresa, as pessoas, sem dúvidas é aquele que merece maior atenção e cuidado por parte dos gestores.
Por isso, a gestão estratégica de pessoas é um elemento-chave fundamental para o desenvolvimento de planos de ação de longo prazo, sendo a união entre as boas práticas de gestão de pessoas, como o desenvolvimento e a capacitação dos colaboradores, com as necessidades e objetivos da empresa.
Com isso, é possível dizer que a gestão estratégica de pessoas é o conjunto de práticas, estratégias e ferramentas que permitem desenvolver seus colaboradores de maneira a atender necessidades atuais e futuras do negócio, potencializando seus resultados e reduzindo custos, como os de turnover e retreinamento.
Quais os pilares da gestão estratégica de pessoas?
Agora que você entendeu o que é gestão estratégica de pessoas, é importante que você conheça os pilares fundamentais dessa estratégia, para que seja possível compreender sua aplicação e funcionamento no dia a dia da empresa.
Explicamos abaixo, em detalhes, os componentes mais importantes da gestão estratégica de pessoas e como eles impactam seu negócio. Confira!
Engajamento e retenção
Um dos elementos mais importantes da gestão estratégica de pessoas, o pilar de engajamento e retenção visa demonstrar a importância de contratar e capacitar funcionários talentosos, mas também trabalhar de forma estratégica para mantê-los na empresa.
Por isso, a retenção de talentos está diretamente ligada ao engajamento do colaborador na cultura empresarial, de maneira a criar relações sustentáveis e baseadas nos valores e objetivos da empresa e também que eles estejam alinhados com os dos colaboradores.
Aquisição e desenvolvimento de competências
Outro pilar de grande importância para a gestão estratégica de pessoas é a valorização da aquisição e do desenvolvimento de competências por parte dos colaboradores, de forma a potencializar os resultados cada vez mais.
Esse elemento é primordial para essa estratégia, já que a qualificação profissional é um dos elementos que fortalecem o engajamento dos colaboradores, mas que também é excelente para aumentar a rentabilidade do negócio e tornar a empresa mais eficiente.
Gestão de desempenho
Para gerir pessoas de maneira estratégica, é fundamental realizar uma gestão de desempenho eficiente, clara e metrificada, ou seja, com indicadores objetivos e mensuráveis, de forma a permitir ao gestor e ao próprio colaborador compreender como está seu desempenho ao longo de suas atividades.
Com isso, é possível compreender capacidades e pontos de melhoria, trabalhar pontos fortes de cada colaborador e compreender quais pessoas se encaixam melhor em determinada função, dentre outras decisões estratégicas importantes.
Comunicação efetiva
Para uma gestão estratégica e eficiente de pessoas, é fundamental que a comunicação entre as lideranças e os colaboradores seja efetiva, clara, transparente e bilateral, ou seja, que todos sejam ouvidos e tenham suas opiniões respeitadas, de forma a fortalecer a cultura de feedbacks e a troca de conhecimentos entre os pares e entre os times da empresa.
Processo de liderança
A liderança também é um pilar de fundamental importância na gestão estratégica de pessoas, já que é papel dos líderes motivar, engajar e desenvolver seus liderados, acompanhando a execução de tarefas, a criação de processos e o desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa.
Trabalho em equipe
Ponto primordial para equipes fortes e que se apoiam ao longo da execução dos processos, o trabalho em equipe também é um dos pilares mais importantes para a aplicação plena da gestão estratégica de pessoas.
Isso se deve ao fato de que a capacidade de entrega de um time motivado e que trabalha em sincronia é muito maior, o que fortalece a capacidade de entrega de resultados e permite um melhor cumprimento de metas e objetivos por parte dos times de uma mesma empresa.
Gestão de cargos e salários
Por fim, é importante destacar a importância da gestão de cargos e salários para o desenvolvimento de uma política eficiente de gestão de pessoas, já que tanto a remuneração fixa quanto a remuneração variável deve estar alinhada com os objetivos e exigências da empresa para motivar seus colaboradores.
Além disso, ao adotar estímulos, como programas de recompensas para os times, é possível fortalecer a cultura empresarial e também aumentar os índices de engajamento dos times, tornando a empresa mais sólida, eficiente e rentável.
Gostou do conteúdo? Para mais notícias sobre empreendimento, marketing e setor de franquias, continue nos acompanhando por aqui!
E se você tem o sonho de abrir uma franquia, vem conhecer mais sobre o Grupo Trigo e entrar para a família! A gente conta com franquias como Spoleto, Koni, Gendai, China in box e LeBonton, e temos a missão de democratizar a boa culinária por todo Brasil, vem conferir!